sábado, 29 de maio de 2010

PO (7) - F.E.A.R. 3 continua sua saga cada vez melhor

Sejamos sinceros: F.E.A.R. 2: Project Origin foi aquém do esperado. Os sustos do primeiro jogo foram deixados de lado na sequência, que, mesmo trazendo uma experiência bacana, acabou distanciando-se de suas raízes — algo notado, principalmente, pelos fãs do original. Agora, a Day 1 Studios promete trazer toda a essência de volta em F.E.A.R. 3.
Este é primeiro trabalho da desenvolvedora com a franquia, que, anteriormente, estava sob responsabilidade de Monolith Studios — a mesma da série Condemend. A promessa é manter as características de horror de F.E.A.R. e ainda trazer uma campanha com uma trama focada em dois jogadores. Vamos lá.


Compartilhando os sustos
Não é muito comum encontrarmos jogos de horror com modo cooperativo, não é mesmo? Normalmente nos movemos em corredores escuros e misteriosos sozinhos, encontrando apenas criaturas bizarras ou pessoas mentalmente desequilibradas. A grande missão da Day 1 Studios a manter toda a atmosfera dos jogos de horror em uma experiência com dois jogadores — algo realmente difícil.
A dupla do game é formada por Point Man e Paxton Fettel, dois nomes que devem ser familiares para aqueles que jogaram o primeiro game da série. Se você não conhece os dois irmãos, fique calmo. Point Man era o protagonista do primeiro jogo, um supersoldado ordenado para matar Fettel, um mago utilizando seu dom para aniquilar pessoas inocentes. Ao final, Point Man cumpre sua missão e Fettel acaba com uma bala na testa.

No terceiro jogo, Fettel retorna como um fantasma que literalmente assombra cada movimento de seu irmão, ocupando um papel que está entre o antagonista e protagonista. O objetivo do fantasma, que busca ajuda de Point Man, é encontrar Alma, a misteriosa figura feminina que está no cerne de toda a história que envolve F.E.A.R. Com isso, cria-se uma tensão permanente entre os dois personagens, e Fettel ainda conta com uma jogabilidade diferente da convencional.
Diferenças

Quem optar por Point Man deve contar com uma experiência bastante parecida com os demais jogos da série, na qual havia uma variedade de armas militares e o famoso poder de diminuir a velocidade do tempo. Em F.E.A.R. 3, contudo, também teremos um novo sistema de cobertura, no qual a câmera se mantém em primeira perspectiva. Este recurso estreante promete ser intuitivo e eficiente.


Sob controle de Fettel, jogadores terão uma visão muito mais saturada e com um vermelho intenso. Além disso, o personagem pode lançar explosões com energia telecinética, ou então controlar os inimigos e fazer o que bem entender com eles. Também é possível possuir as pessoas, tomando controle dos inimigos e assumindo seus ataques e movimentos.
Fettel também pode ver algumas coisas invisíveis para Point Man. Algumas portas e passagens só serão vistas pelo fantasma, e o jogador que o controlar deverá escolher se deseja ou não compartilhar esta informação. Sem dúvidas, o modo cooperativo deve trazer vários caminhos diferentes para cada jogador.
As sequências com os Mechas de F.E.A.R. 2 também devem retornar no terceiro game. Aqui, contudo, o jogo exige mais atenção do gamer, assim como uma administração melhor de sua munição. Em certos momentos, os dois irmãos controlarão estas máquinas, atacando inimigos como helicópteros e mais.
Explorar o modo cooperativo através de um conceito diferente já faz de F.E.A.R. 3 uma excelente promessa. Resta esperar se tudo isto dará certo. O jogo ainda não tem uma data de lançamento definida, mas deve chegar às plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360 ainda neste ano.

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